O BLOG

Esse é um espaço escrito e visual de matérias, entrevistas, de troca e principalmente de confronto de idéias! Queremos que todos os amigos do site curtam.
Stop Motion é o tema em cartaz em Recife (PE), e a Rádio Juventude do CUCA e do CEMJ, faz a cobertura das exibições! 



A cidade de Recife está sendo palco do 1º Festival Internacional Brasil Stop Motion, único evento dedicado à técnica de animação de objetos no País.

E ai juventude!

             Pela primeira vez, o Brasil direto da cidade de Recife – Pernambuco sedia uma mostra exclusiva de Stop Motion e a Rádio Juventude mal saiu do papel e já está cobrindo os maiores eventos do cenário juvenil e cultural.

Depois de transmitir ao vivo o Seminário dos Megaeventos Esportivos no Pacaembu, promovido pelo Centro de Estudos e Memórias da Juventude (CEMJ) com a presença de várias personalidades, estudantes, jovens, especialistas e estudiosos do tema, a Rádio Juventude desembarca direto em Pernambuco e realiza cobertura do maior evento de animação no Brasil, o Brasil Stop Motion Internacional.

A técnica centenária de audiovisual se promove com o 1º Festival Internacional Brasil Stop Motion que acontecerá entre os dias 22 e 26 de novembro no Cinema São Luiz e na Universidade Católica de Pernambuco. Trata-se de uma das maiores oportunidade para os admiradores da técnica e curiosos, que tem sua história conectada aos primórdios da fotografia e do cinema. Todos podem conferir! O evento dedicado exclusivamente a esse mercado tão delicado, artesanal e aprimorado com as novas ferramentas oferecidas pela tecnologia digital, tem acesso gratuito e aberto ao público em geral.

                O Brasil Stop Motion tem o patrocínio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe, Funcultura e apoio da Prefeitura do Município de Recife, além de total apoio da Universidade Católica de Pernambuco.

 Coordenado pelo trio de mestres Ana Farache, Clara Angélica e Paulo Cunha, o festival surge para apresentar, fomentar e refletir a produção mundial por meio de uma mostra competitiva, exibição de filmes convidados, palestras, mesas-redondas e oficinas. Serão exibidas 69 montagens de países como: Uruguai, Polônia, Inglaterra, França, Espanha, Bélgica, México, Costa Rica, Chile, Argentina, Holanda, Colômbia, Eslovênia, além do Brasil.

Ontem, com início exemplar o Festival promoveu o Debate: UMA EXPERIÊNCIA NA AMÉRICA LATINA, com a palestrante Laura Severi que é diretora de arte, artista plástica e grande ilustradora uruguaia, com mediação da professora do curso de Cinema da UFPE, mestre em arquitetura pela USP, Silvia Macedo. A professora especialista em Cenografia pelo Espaço fez a produção de arte de “Aspirinas e Urubus” de Marcelo Gomes, bem como continua produzindo e atuando em vários outros
Curtas e peças de teatro!


ABERTURA DO FESTIVAL _ com Tais Nascimento

                A rica experiência dos produtores e criadores nacionais deve ser observada por toda a juventude brasileira. A partir daqui de Pernambuco, a Rádio Juventude vai se orientando nesse cenário, que além de muito jovem é o vetor das novas tecnologias inclusivas e sociais. Podemos observar que o apreço pelo trabalho manual não tem um valor menosprezado para grandes investidores e apostadores da arte na América Latina. São eventos como este que alavanca a nossa inteligente e frutífera criação lúdica, visto que a praia aqui é dialogar com o público infanto-juvenil.

                Mas foi aos gritos e assovios que o grande público presente, recebeu a abertura do festival, teve gente suspirando com a MOSTRA WALTER TOURNIER , homenageado do Brasil Stop Motion 2011.  Os filmes exibidos foram:



Los derechos del Ninõ

El jefe y el carpinteiro

A pesar de todo

Tonk

Mi familia

La canilla perfecta

El Collor del água

La cama

                Importante frisar e ressaltar a belíssima ideia de justa oposição ao roteiro falante (que não vive sem fala), Walter Tournier não é a toa homenageado, o criador consegue dar aos objetos o poder da sua fala, do gesto e da revolta - porque em stop motion, quem deve falar são eles mesmos.

Assim, o filme mais apaixonante na noite do dia 22, foi La cama, que além de ovacionado fora também o mais aguardado. Uma cama, suas pernas ao ar, suas flexões incitando exercitantes noites de amor, de sexo e desgaste. Na arte de Tournier o que se observa é que no mundo da animação não falta graça e magia! Excelente escolha para se homenagear!

                Ainda como parte da abertura do festival o público após um estratégico intervalo para descanso, fotos, entrevistas e um relaxamento, contou com a Mostra Especial SE-MA-FOR da Polônia, com os filmes:  Fantastyczny Sklep Kwiatami  15’(the fantastic flowershop) Pawel Partyka (2001), Polônia; e Ichtys 16’ – Marek Skrobecki (2005), Polônia.

                Podemos dizer que a curadoria e a produção foram fiéis ao espírito dos cinéfilomotions que estão conferindo as mostras e toda a programação. Vamos acompnanhando e empoderando as vozes juvenis!



Tais Nascimento direto do Stop Motion Brasil 2011

Recife – Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário