O BLOG

Esse é um espaço escrito e visual de matérias, entrevistas, de troca e principalmente de confronto de idéias! Queremos que todos os amigos do site curtam.














TRANSMISSÃO AO VIVO
Brasil Stop Motion 2011 - Recife (PE)
   Por Tais Nascimento

              Galera, é importante vasculhar por dentro os cenários desse STOPMOTION BRASIL 2011, que só nessa primeira versão contou com 115 inscritos para a competição de melhor filme, onde apenas 51 foram selecionados e estão em exibição na programação oficial  que estamos acompanhando e conferindo dia a dia! Claro que é fundamental para você ouvinte da Rádio Juventude e curiosos que vocês saibam que a mostra está dividida pelos temas a seguir:

"Mágicos Materiais", "Corpo sem Movimento", "Por um Mundo Melhor", "Narrativa do Medo", "Rir Ainda é o Melhor Remédio", "No Mundo dos Sonhos" e "Olhar Pernambucano".

                Ainda, que a mostra competitiva tem entre os filmes selecionados:

Pigmaleón, produzido pelo L’Atelier Collectif (Bélgica), Debajo del Árbol, de Cézar Cepeda(México), Dona Tota e o Menino Mágico, de Adriana Meirelles (SP/Brasil),In(Cômodo), de Rodrigo Horse (GO/Brasil), En la Opera, de Juan Pablo Zaramella(Argentina), Vicenta, de Sam (Espanha), Koyaa – the extraordinary, de KoljaSaksida (Eslovênia), Carga, de Yenny Santamaría Amado (Colômbia), 1:20, deAdriana Câmara (PE/Brasil), Lol Fight, de Alan Tonello (PE/Brasil), entre outros contido na programação completa abaixo:

               Para além da mostra competitiva, o festival tem realizado mais três mostras especiais feitas sem parcerias e apenas fruto de ação independente dos  produtores do evento, o que podemos analisar é que o espírito dos artistas e criadores de Stop Motion com certeza é o de engajamento técnico e de produção constante, nos garantindo a qualidade assistida durante seis dias de festival direto daqui do Cine São Luis.
                Ana Farache, diretora desse Festival, em entrevista, me contou que entre os participantes em geral há uma frequencia de escolas que estão chegando de diversas regiões do estado de Pernambuco e que a participação de pessoas de outros estados como Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, entre outros, só aumentam. Além claro da participação de países como México, Canadá, Holanda, etc.
                 Essa versão Brasil do Festival de Stop Motion está dando o que falar nos meios de comunicação, com cobertura de diversos canais televisivos, mas o destaque mesmo é para a presença do público que está encantando até mesmo os funcionários do cinema que não presenciavam o cinema lotado desde muito tempo, como conta Rafael Silva, que diz estar orgulhoso da estrutura por comportar muita gente, são cerca de quase mil lugares disponíveis gratuitamente, num total de 992 assentos, o que está deixando o clima muito agradável e prazeroso na hora de assistir os filmes.
                   O Cinema São Luis foi fundado em 1952, mas para entender sua importância é fundamental saber que no início do século XX, é que começou a surgir as primeiras salas de cinema para se modernizar o Brasil, modernizar era palavra de ordem! Para o poder público um cenário atraente era favorável para atrair e adequar as metrópoles modernas que adiquiriam novos espaços públicos e dentro dos "padrões civilizados".
                    Bom, claramente dentro das transformações das cidades modernas, sem dúvida, foram as salas de cinema com arquitetura expressiva, puros volumes, descompromissada com ornamentos historicista, os letreiros luminosos, o grande sinônimo-símbolo de modernidade e progresso. O fato é que hoje entrando pela porta da frente, muitos pernambucanos vão se perguntando como aquela impositora arquitetura do cinema chegou algum dia a decair? Como um dia tivemos a destruição de parte deste acervo arquitetônico?
                 Como podemos afirmar que a metrópole e o cinema surgem praticamente na mesma época, concluímos que sua justaposição fornece várias chaves sobre a estética pela qual vivenciamos a cidade, não apenas como cultura visual, mas antes de tudo, como um espaço psíquico se levarmos em conta como o cinema influencia e altera com sua descrição e velocidade de sensações e também pelo seu empilhamento de imagens que transformam as cidades em verdadeiros álbuns de projeções.
               Assim, alterando e influenciando drasticamente na sensibilidade  de seus habitantes, o cine São Luis,  modificou hábitos, ditou moda e divertiu muita gente. Foi hegemônico na doutrina do comportamento desde que nasceu entre a 2ª Guerra Munidial, a 2ª Revolução Industrial, a chamada Revolução Científico-Tecnológica, com marcas profundas ás gerações contemporâneas. Mas essa discussão a gente continua depois porque agora acho fundamental vocês acompanharem as  mostras.

MOSTRAS ESPECIAIS:
A  Mostra Se-ma-for exibirá dois filmes poloneses: Fantastyczny sklep z kwiatami (Thefantastic flowershop), de Pawel Partyka, e Inchthys, do diretor MarekSkrobecki.
Já a Mostra Especial OQO Filmes, levará para a tela do São Luiz um total de seis curtas da premiada produtora espanhola OQO (Galícia). Famosos diretores convidados também abrilhantam o festival com seus trabalhos. O diretor uruguaio e grande homenageado do Brasil Stop Motion, Walter Tournier, ícone da técnica no mundo, teve alguns dos seus filmes exibidos na abertura do festival, durante a Mostra Walter Tournier. A diretora Margarida Botelho (Inglaterra) apresentou o seu Eva, no dia 23, e a pernambucana, Nara Normande, vai encerrar hoje o evento com o seu premiado Dia Estrelado! Genteeee, acompanhem, está tudo lindooo! 

               Axé de Pernambuco e até mais!

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário